Breaking Bad x Lost

HeisenbergNo site Cinema com Rapadura, casa do RapaduraCast, que eu curto demais, o Jurandir Filho, pai da coisa toda, escreveu sobre Breaking Bad e Lost, comparando as séries e falando por que Lost é melhor. Eu escrevi um comentário lá que acabei achando legal colocar aqui também, quero dar meus pitacos! Vou copiar e colar o texto aqui e tentar dar uma encorpada, pois aqui não é apenas um comentário, não é mesmo? E ajuda o fato de termos gravado antes de ontem um cast sobre Breaking Bad, estreando o convidado Leandro, o cara das Artes do Cosplay, na rede social SkyNerd, do blog Jovem Nerd.

Jack morto

Primeiro eu não concordo muito em comparar séries, filmes, jogos ou etc que tenham foco diferente, história diferente, tema diferente, classificação diferente, estilo diferente. Mas desde o começo, não sei por que, comparei muito Breaking Bad com Lost, realmente. E até comento (comentei, comentarei?) no cast de Breaking Bad que vai ao ar algum dia se Deus quiser em breve, antes de ler essa comparação do Jurandir, e estou falando isso só para dizer que estou sendo autêntico, não estou tentando “roubar frag” de famoso. Enfim, lá vai:

Breaking BadConcordo em dizer que Lost foi a melhor ideia da TV dos últimos vários anos. Talvez de todos os tempos, mas isso eu não falo pois não vi tudo e não posso ser Zé Mané em puxar para mim uma responsabilidade dessas. Eu considero, e já digo isso a muito tempo, o piloto do seriado o melhor episódio de todos os tempos, que eu vi, lógico. Aquela quizumba toda de queda de avião, galera sofrendo, tentando sobreviver, uma ilha muito, mas muito estranha, com coisas esquisitas acontecendo, festa estranha com gente esquisita, cara, foi fascinante. Na época meus amigos, que nem são geeks, nerds ou fissurados por TV e séries, se juntavam para alugar DVDs da primeira e segunda temporadas e assistir. E eu evitei, pois desde que fiquei orfão de Arquivo X, SeinfeldFriends eu não quis me envolver tanto com uma série de novo. Até que o bendito do meu pai arrumou a primeira temporada, viu uns 10 episódios e veio me falar, filho, você vai ter que ver isso aqui. Praticamente me obrigou. Vi as duas temporadas em menos de uma semana, na maior maratona de série que fiz na minha vida (oh época boa aquela que eu não trabalha – estava, vamos dizer, entre empregos).

Breaking Bad

Aí chegou a terceira temporada e pronto, virei fanboy e comecei a ver a série junto com o lançamento dos episódios. Eu me tornei um viciado, via os números em tudo, frequentava blogs, fóruns, conspirava, pausava para ver detalhes, mas… na terceira temporada eu assisti sozinho (mas consegui obrigar a minha esposa), por que ninguém aguentou a terceira temporada, que deve estar entre as piores temporadas de todos os tempos de uma série de primeiro escalão. Nível oitava de The Office. Nível terceira de Heroes. Nível quarta de Prison Break.

Lost

A maioria dos elogios que cabem à Lost, são relativos a até a segunda temporada com apenas alguns episódios diferenciados aqui e ali depois disso, por que o resto, principalmente a última temporada de Lost, não foi legal e o final foi muito aquém. Lost foi piorando – e muito – com o tempo.

Breaking Bad começou com uma boa ideia apenas, uma boa execução e detalhes técnicos impecáveis, tomadas lindas do deserto e só deslanchou na terceira temporada e foi numa crescente absurda.

Tomada no deserto

Eu confesso que no começo eu vi meio que por ver, achei legal, mas não era cativante, eu falo mais sobre isso no cast, então não vou me aprofundar, senão perde a exclusividade. Mas a série foi melhorando muito até o 14º episódio da quinta temporada e depois deu uma mornada. O final poderia ter sido melhor, na minha  opinião, muito até por ter deixado a emoção e tensão diminuírem, e como o Jurandir falou, a punição ficou leve, não que a série tenha se proposto a dar lição de moral, mas eu esperava isso. Mas o final foi coerente, interessante, e principalmente, fechou a ideia da serie, coisas que Lost não conseguiu fazer.De Lost fui fanboy, de Breaking Bad não, Lost gerou uma cultura imensa, Breaking Bad vai ser mais esquecido e mais rápido que Lost, mas Breaking Bad foi muito melhor, no final das contas, do que Lost. Infelizmente. O potencial de Lost não se concretizou, já Breaking Bad foi tudo que poderia ter sido.

Comentários do Facebook (Disqus tá lá embaixo)

Comentários do Facebook

Gobbo

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante (conhecida como Espírito Santo, no Brasil, acredite, esse lugar existe!), Gobbo perambulava por uma calçada quando, sem saber, andou em sincronia perfeita no tempo e espaço com um antigo ritual da tribo Roken Row, que despertou índios em estado inanimado em uma caverna do Téquissas, e então ele se transformou em… nada. Continuou sendo o mesmo cara, mas uma antiga profecia Roken Row diz que aquele que acionar os índios através do ritual, deve ser munido de toda cultura inútil quanto possível, para que assim ele possa fazer algo que não se sabe o que, mas que trará um grandioso resultado, que não se tem idéia. E desde então ele vem sendo observado sem notar, e tem absorvido uma quantidade absurda de informação desnecessária, tornado-o em: um cara comum qualquer que passa do seu lado e você nem nota.

  • Gustavo Costa

    Versão Enéias do post: Lost só prestou até a terceira temporada. Breaking Bad só prestou após a terceira temporada.

    • Adriano Gobbo

      Versão muito, mas muito resumida… “só prestou” é muito forte… hehe

    • PatrickOrelha

      Ó o Gustavo falando besteira de novo aí! Respeite Breaking Bad, a melhor série dessa década! Adriano, otimo post! Concordo com quase tudo, só não acho q Breaking Bad vai ser esquecido tão fácil assim.

      [editado pelo moderador]

      • Adriano Gobbo

        Não falei que vai ser esquecido, falei que ele vai ser mais esquecido que Lost, pelo que Lost representou na época… Daqui a vinte anos falarão mais de Lost que Breaking Bad…

      • Jorge

        quantos globo de ouro breaking bad tem??….aaa tá, blza fera… LOST tem 2…
        Lost chegou a ter 323 nomeações em premiações sendo 4 no Emmy e 2 no Globo de Ouro.
        Breaking foi boa, na verdade baita historia, mas é aquilo e deu.. Comparar com LOST é absurdo, serio gente!!

        • Andre

          Verdade

        • Andre

          Lost é uma espécie de bíblia é algo especial, que nem da para fazer comparações.Sem dúvida alguma, acho muito difícil, um seriado superar o que lost fez. Não era apenas uma série, era uma vida.
          Lost forever. Não só gosto eu amo esse seriado, ela mexeu comigo.

  • Gustavo Costa

    Cara, terminei de ver Breaking Bad com 1 semana de atraso (e só comecei a ver porque Gobbo e Patrick são tietes da mesma e ficavam pentelhando o tempo todo). A série é boa, grandes atuações e bem amarrada.
    Mas assim, não achei essa Coca-cola toda que falam, tirando o lance do Gustavo Fring e do Cartel, a série ficou basicamente no “Jesse faz besteira – Wlt tem que limpar a barra” e no jogo de gato e rato com Hank. Só apra ficar neste ano, Spartacus e The Walking Dead me prenderam mais.
    E quanto a Lost… realmente, não existe série após a terceira temporada.

  • Pingback: SpamCast 03 - Breaking Bad chutando o balde! | SpamCast - O podcast não solicitado()

  • Alysson Fernando

    Olha, eu amei lost,não me considero um fanboy,assisti a 1 temporada gostei,assisti a segunda gostei,chegou na terceira achei que poderia ser a melhor temporada,mais foi a pior na minha opinião,acho que a ideia de lost foi muito boa,tinha tanta coisa que eles poderiam fazer e não fizeram,eles terminaram a 6 temporada do jeito mais odioso que é aquele que deixa muita duvida,por isso Breaking Bad é na minha opinião melhor que Lost,Breaking Bad Tbm Teve Falhas, mas comparando com lost,não tem palavras,eles erraram muito com lost,Lost poderia ser uma das melhores series de todos os tempos mais só se jogarmos as 4 ultimas temporadas,Breaking Bad é minha serie numero 1, pois começou bem e acabou bem
    Lost foi ao contrario começou bem e terminou muito mal.
    Oque eu mais gostei no final de Breaking Bad foi que nn deixou nada na duvida fechou a historia,agora estou aguardando ”Ligue Para o Saul”

  • Pingback: A Experiência de Reassistir Breaking Bad - SpamCast()