PodOuvir 001 – Sobre Leo Lopes e Luciano Pires

Bem-vindos à nova coluna aqui do site. Quem faz podcast certamente entrou nessa vida porque também já ouviu e ainda ouve muitos semanalmente. E quem só ouve sempre acha legal quando alguém indica um podcast novo.

O PodOuvir tem como principal objetivo indicar o que encontramos de bom na Podosfera. Apesar de indiretamente ser uma indicação de outros podcasts, a intenção maior é falar de um episódio específico. Pode ser que falemos aqui de um mesmo podcast por mais de uma vez; mas o nosso foco será exclusivamente em um determinado episódio. Até mesmo de algum que tenha sido lançado há muitos anos.

Ou seja, nesta coluna falaremos de um tema interessante que o Podcast X tratou, que chamou nossa atenção e que queremos compartilhar com vocês. Então, vamos lá?

Sempre gostei de biografias. Quer acertar em um livro de presente para mim, presenteie-me com um dessa categoria. Gosto muito de saber da vida dos outros. Claro que no bom sentido. Não igual a vizinha fofoqueira da esquina.

Gosto de saber a história de vida de músicos, atletas, profissionais das mais variadas áreas e, principalmente, de empresários. Saber como cada um enfrentou os obstáculos da vida é um aprendizado maior até que aqueles encontrados em salas de aula.

Por isso, para estrear essa nova coluna aqui no site, optei por falar sobre isso: a vida alheia que é interessante e nos ensina. Para hoje, escolhi dois episódios de podcasts: um do BacanudoCast e outro do TelhaCast.

 

 

BacanudoCast 20 Perguntas: Leo Lopes

Quem acompanha a Podosfera certamente já ouviu falar do Leo Lopes. Fundador do Rádiofobia Podcast e Multimídia que, além de ter programas semanais de humor, música e entrevistas; também é responsável por cursos, workshops e edições de podcasts.

Podemos dizer que o Leo é o embaixador da podosfera brasileira. Defende e levanta a bandeira do podcast para milhares de seguidores. Seu papel, além de criar conteúdo, é também de fortalecer cada vez mais essa mídia que tanto gostamos.

Em um bate-papo super à vontade de quase três horas (que nem percebemos passar) entre o Pedro Duarte (host do Bacanudo) e o Leo, conhecemos um pouco melhor sobre a vida deste feLOmenal radialista e podcaster.

No programa que foi publicado em 09/04/2015, o Leo falou sobre sua vida profissional antes da podosfera, sobre o que estudou, suas decisões do passado e as mudanças que aconteceram posteriormente. Falou de como conheceu e entrou pra valer no mundo dos podcasts.

Pudemos conhecer também os desafios que ele enfrentou ao lidar com frustrações no meio corporativo, ao ponto de conhecer o empreendedorismo e aliá-lo a um estilo de vida menos estressante e mais próximo da família.

A propósito, foi exatamente nessa parte da conversa, que mais me chamou a atenção e me estimulou a publicar este texto. Assim como toda biografia que li nessa vida, principalmente de empreendedores, é muito comum em todas elas o fato de se conseguir as coisas gradativamente. Plantando sementinhas, construindo relações e lidando com decisões que podem mudar o futuro completamente.

Com o Leo não foi diferente. Graças à sua paixão por rádio e, posteriormente, por Podcasts; tornou-se o editor responsável pelo Nerdcast, o maior podcast do Brasil. E nessa entrevista ele conta todos os detalhes de como conseguiu essa e outras façanhas que o tornaram conhecido no meio.

Para quem, assim como eu, é fascinado por histórias de sucesso; ouvir o entusiasmo do Leo ao contar suas conquistas, certamente vai se sentir motivado a sempre acreditar que pode ser feliz trabalhando. E, principalmente, não tendo medo de arriscar trocando uma vida infeliz disfarçada de estabilidade por aquilo que ama fazer.

 

TelhaCast #31: Arquivo Confidencial Luciano Pires

Outro grande nome da Podosfera é o Luciano Pires. Seu PodCast Café Brasil é uma grande referência quando se trata de análise política e cultural brasileira, com a importante e difícil missão de “despocotizar” o país.

Com uma linguagem refinada, culta e mais adulta, o Café Brasil aborda os mais variados temas com sutileza e pequenas doses de ironia que só o Luciano sabe utilizar.

Sua história de vida foi publicada em 22/05/2012 no TelhaCast que é hosteado pelo Thiago Miro (que também faz parte da equipe de edição do RádioFobia do Leo Lopes). Em pouco mais de uma hora, Thiago e seus companheiros de programa conduziram de forma muito divertida a entrevista com Luciano.

No episódio, pudemos conhecer um pouco como foi a sua infância, curiosidades de sua vida pessoal, início da carreira profissional, até chegar a ser escritor, cartunista, podcaster e um dos maiores palestrantes do Brasil.

Assim como foi a trajetória do Leo, Luciano também largou a vida corporativa para se dedicar ao que faz atualmente, em suas paixões.

Outra característica marcante dessa entrevista – que podemos guardar como aprendizado – é o fato de não se rejeitar desafios quando eles aparecem. Em alguns casos, até ir em busca de desafios novos. Foi com esse pensamento que o Luciano Pires se tornou referência no que faz. Muitos de seus programas mudaram, de certa forma, a vida de várias pessoas. Pessoas estas que foram fisgadas por suas iscas intelectuais e colocaram em prática os aprendizados extraídos do Café Brasil.

Pessoalmente, ouvir o Café Brasil, é um mantra de toda quarta-feira. Sempre na manhã seguinte do lançamento de um novo episódio, ouço na minha mesa de trabalho desfrutando meio que coincidentemente com uma saborosa caneca de café.

Não é difícil ouvir em seus programas os relatos de ouvintes que, de alguma forma, foram impactados pelo conteúdo abordado. E uma coisa que o Café Brasil consegue fazer muito bem é estimular mentes a pensarem melhor. Todo o conjunto da obra – seja ele formado pela condução do cast, a trilha sonora e a edição – contribui para que esta sensação de exercício mental seja desenvolvida.

Conhecer melhor quem está a frente deste projeto nos faz compreender que desemburrecer o Brasil vai além de criar conteúdo de informação para internet ou palestras. É também uma missão que o Luciano Pires carrega dentro de si e com paixão.

Enfim, essas foram as minhas duas recomendações. Se você busca fazer ou já faz aquilo que ama, certamente irá se identificar com esses dois episódios.

Comentários do Facebook (Disqus tá lá embaixo)

Comentários do Facebook

Alex Rocha

Publicitário que saiu do meio da tórrida e úmida floresta amazônica para passar frio no sul do país. Descobriu que essa vida de Publicidade só dá fama, sucesso e dinheiro nos filmes e seriados estilo anos 60. Por isso, inventou de fazer uma coisa muito pior: ser podcaster. Hoje usa os conhecimentos publicitários para benefício próprio somente para dizer que anos de estudos e investimentos serviram pra alguma coisa.

  • Eu ouvi o do Léo Lopes… foi bom…

  • Álvaro Xavier

    Vou ouvir esses dois episódios. Eu sou ouvinte do Radiofobia e do Café Brasil e não sabia que existiam essas duas entrevistas com eles. Belíssimo texto Alex, parabéns!