Spamflix 006 – Cosmos

cosmosNo Netflix não tem só filme, então estou aqui para recomendar uma série. E é uma série de documentários! Você conhece o físico Neil deGrasse Tyson. Não? Claro que conhece, nem que seja pelo meme de internet – que eu vou colocar aqui do lado. Viu, você conhece! Tá bom, o meme não trás muita informação, mas ele é um físico que acha que ciência tem que ser algo palpável ao público comum, e assim junto com uma galera boa do ramo (e outros não tão do ramo, caso do comediante Seth MacFarlane, do filme TED e do desenho Family Guy ou Família da Pesada), resolveram continuar a série Cosmos, que era apresentado pelo cientista Carl Sagan, que faleceu em 1996, e sim, é o escritor que você vive ouvindo o Jovem Nerd citar, Alexandre Ottoni é louco nele.

cosmosCosmo é tudo. Olhe pra sua volta, tudo é cosmo. A cosmologia estuda o universo como um todo e tudo o mais, inclusive tudo que ocorre dentro dele: ou seja, tudo. É aqui que se procura as respostas para a vida, o universo e tudo o mais. De onde viemos? Para onde vamos? O que são esses pontos luminosos no céu? A terra ou o sol gira um em torno do outro? O homem veio do macaco? O que veio antes, o ovo ou a galinha?

cosmosE é aí que entra a série Cosmos: mostrar-nos de uma forma “for dummies” tudo que já foi estudado até o momento (ou a parte que dá para entender talvez, não sei) e tentar popularizar a ciência. Isso com o carisma do deGrasse, que é bem didático e tem meio que cara de paizão, o que tira aquele ar superior de cientista brilhante. E achei interessante o fato dele ser negro, para retirar aquele estereótipo de cientista branco, afinal somos todos iguais.

cosmosEu sempre fui interessado por ciência, meu gênero favorito para livros e filmes e etc sempre foi ficção científica, e realmente é frustrante você boiar em uma matéria cheia de tecniquês sobre o Bóson de Higgs. Não vi muitos episódios ainda, mas estou de cara com algumas coisas que não sabia. Você sabia que a palavra desastre vem de estrela do mal em grego? Saiba o porquê assistindo Cosmos. De onde vêm os meteoros? Assista Cosmos.

cosmosSe não quer saber nada, mas curte ouvir respostas para perguntas que você não fez, assista Cosmos. E se não se encaixou em nenhuma das anteriores, assista assim mesmo e vê se fica um pouco mais culto!

Comentários do Facebook (Disqus tá lá embaixo)

Comentários do Facebook

Gobbo

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante (conhecida como Espírito Santo, no Brasil, acredite, esse lugar existe!), Gobbo perambulava por uma calçada quando, sem saber, andou em sincronia perfeita no tempo e espaço com um antigo ritual da tribo Roken Row, que despertou índios em estado inanimado em uma caverna do Téquissas, e então ele se transformou em… nada. Continuou sendo o mesmo cara, mas uma antiga profecia Roken Row diz que aquele que acionar os índios através do ritual, deve ser munido de toda cultura inútil quanto possível, para que assim ele possa fazer algo que não se sabe o que, mas que trará um grandioso resultado, que não se tem idéia. E desde então ele vem sendo observado sem notar, e tem absorvido uma quantidade absurda de informação desnecessária, tornado-o em: um cara comum qualquer que passa do seu lado e você nem nota.

  • Álvaro Xavier

    Série fantástica, mostrarei para os meus filhos!